domingo, 17 de abril de 2011

Valparaíso, para se ver de longe

Vendo a foto abaixo pode-se dizer que Valparaíso é uma das cidades mais lindas do Chile não é? Errado! Não só eu, mas como duas pessoas que estavam comigo tiveram a mesma impressão. "Valparaíso é linda, mas de longe".



A cidade é a mais antiga do país e foi construída em cima de 40 morros. Quando se olha do ponto mais alto, parece tudo muito bonito e organizado, mas quando se passa pelas ruas estreitas não tem muita beleza.  As casas mal cuidadas dão impressão de descaso com o patrimônio e a história. 



Mas também há exceções e um pouco de beleza em meio a tudo isso. As casas próximo a "La Sebastiana" -casa onde viveu o poeta Pablo Neruda- transpiram poesia, cultura e tradição. Dentro da casa de Neruda, apesar de estar sempre cheia, pode-se sentir tranquilidade. Ali está relatada e registrada toda a história do poeta.

Quando entrei no quarto, terceiro piso, e vi essa paisagem (na foto abaixo) tive vontade de deitar na cama e ficar ali olhando até me cansar. Não são permitidas fotos no local, mas me senti na obrigação de registrar esse momento, mesmo que levasse um rala daqueles.


Tenho três dicas importantes para quem quer conhecer Valparaíso:
1ª - Ir a casa de Neruda
2ª - Passeio de barco por toda a costa. Custa R$ 10 e é fantástico!
3ª - Não almoce em nenhum restaurante do mirante. Para a péssima qualidade da comida, a considerei cara. Cada prato custa mais de R$ 30


Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário